MRR e MRR Churn Rate: Entenda um pouco mais sobre estes conceitos

Dentro de qualquer organização é importantíssimo que haja um amplo conhecimento a respeito das métricas que circundam o negócio. Afinal, somente ao saber tudo o que acontece em uma empresa torna-se possível melhorá-la. Aliás, isso está amplamente relacionado com uma das mais famosas frases da administração:

“Aquilo que não pode ser medido não pode ser gerenciado”.

Baseado nisto, é de suma importância que você entenda um pouco mais sobre o MRR e o MRR Churn Rate, visto que ambos possuem um papel de destaque dentro das finanças de uma empresa.

Falaremos sobre ambos de maneira detalhada no conteúdo a seguir, portanto, é muito importante que você preste atenção neste material para usar aquilo que aprender aqui no campo prático.

Veja a seguir tudo o que precisa saber sobre estes conceitos:

O que é o MRR?

 

O MRR significa Monthly Recurring Revenue. Trazendo para a nossa língua, podemos entendê-lo como a receita recorrente mensal que um negócio possui. Ou seja, o dinheiro que entra todos os meses de forma recorrente.

Essa métrica é constantemente utilizada para que uma empresa possa definir com antecipação quanto ele irá receber ao longo de cada mês pela venda dos seus serviços para os clientes.

Para exemplificar, imagine que a empresa X vende o acesso a um Software no valor de R$ 790,00 para 10 empresas, sendo que o pagamento será feito em 10 parcelas de R$ 79,00 para todas elas.

Ou seja, a empresa irá ter consciência de que ela garantiu uma Receita Recorrente Mensal de R$ 790,00 nos próximos meses.

De qualquer modo, uma boa medição dessa métrica pode ser inclusive capaz de apontar se uma empresa está conseguindo obter novos e reter os seus clientes.

Como calcular o MRR?

Acima nós já demos um exemplo básico de como calcular o seu MRR, mas é importante deixar as coisas um pouquinho mais claras, para que você não tenha dificuldade na hora de colocar isso na prática.

De fato, existem diferentes fórmulas que podem ser utilizadas para calcular o MRR, mas no fim das contas todas elas vão sempre levar dois itens em consideração:

  • Valor pago por cada cliente;
  • Vida útil de cada cliente.

Um dos modos mais simples para se fazer esse cálculo é simplesmente verificando o número de clientes que você tem e os valores que são pagos. Um exemplo disso seria a seguinte situação:

A empresa Y possui 100 clientes que pagam R$ 20,00 por mês e 100 clientes que pagam R$ 80,00 por mês. Logo sua receita recorrente mensal é de R$ 10.000 por mês. Isso também significa que a empresa possui um MRR de R$ 120.000 anuais.

É preciso verificar também a taxa de novos clientes e de churn que a empresa possui, para poder então avaliar corretamente o MRR a cada mês.

Como calcular o crescimento do MRR?

O seu MRR irá sempre crescer por conta de 3 fatores:

  • Novos clientes;
  • Clientes atuais que estão te pagando mais;
  • Diminuição da perda de clientes.

Portanto, para conseguir calcular o crescimento do MRR da sua empresa será preciso se atentar a esses 3 elementos, pois são eles que definem a sua receita recorrente mensal.

Todos os novos clientes devem ter seus planos somados ao seu MRR atual, para que assim seja possível ter uma visão completa das entradas que a empresa terá. O mesmo deve acontecer com os clientes que estão te pagando mais.

Por fim, é necessário se atentar a perda de clientes, ou ao MRR Churn Rate, pois assim você poderá como está a sua capacidade de reter os clientes.

O que é MRR Churn Rate?

O MRR Churn Rate serve para mensurar o prejuízo que a perda de clientes está trazendo para o negócio.

Em outras palavras, ele irá ajudar a entender o quanto de dinheiro que os clientes que abandonaram o plano oferecido pela empresa estarão deixando de pagar nos próximos meses.

O cálculo aqui é muito simples:

Será necessário apenas multiplicar o número de clientes pelo valor do plano que deveria ser pago. Caso os valores sejam diferentes de cliente para cliente, coloque-os em grupos igualitários e posteriormente faça a multiplicação.

Para ficar mais claro, imagine que sua empresa possui 3 grupos de clientes que cancelaram o plano no último mês:

  • 10 clientes que pagam R$ 50,00
  • 12 clientes que pagam R$ 20,00
  • 2 clientes que pagam R$ 500,00

O MRR Churn Rate total será de R$ 1.740,00 nesse caso.

Embora o exemplo lide com valores desproporcionais, tente não se atentar a isso nesse momento, até porque, dessa maneira o seu aprendizado é facilitado.

A partir dessa métrica você pode perceber que o percentual que corresponde aos 2 clientes mais caros é muito maior do que a somatória dos outros clientes. Nesse caso, vale mais a pena investir em opções de downgrade para esses clientes, de modo que eles sejam mantidos dentro de um plano.

Afinal, garantindo que os clientes que pagam mais continuem ativos você estará garantindo que a empresa receba mais receita ao longo do tempo.

Como melhorar o MRR e o MRR Churn Rate

 

Em relação ao MRR, pode-se dizer que adotar política voltadas para a prospecção de clientes por meio de planos atrativos e da melhoria da experiência do usuário são as melhores coisas que poderiam ser feitas.

De modo geral, quanto mais você vender e quanto melhor for a experiência do usuário com o seu serviço maiores serão as possibilidades de que você consiga expandir sua rede de receitas.

Para evitar a perda de clientes, ativações um para um, opções de downgrade e oferta de descontos especiais podem ser muito úteis para aumentar a vida útil do cliente e quem sabe mudar suas ideias com relação ao seu serviço.

Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação ao MRR e ao MRR Churn Rate, fique a vontade para deixar o seu comentário neste post. Até porque, dessa maneira podemos lhe ajudar naquilo que for possível, para que assim a aplicação das métricas seja ainda mais fácil!

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