Tudo o que você precisa saber sobre o GAF

O GAF diz respeito a alavancagem financeira, um termo muito conhecido por empresas que estão forçando o seu crescimento em um determinado período mesmo sem ter capital próprio para isso.

Esse tipo de assunto é muito interessante, pois ao compreender perfeitamente o que é o GAF você pode começar a utilizar a alavancagem de maneira inteligente, no tempo certo e da maneira adequada.

No nosso conteúdo de hoje vamos abordar tudo sobre o GAF, de modo que você saia daqui sabendo absolutamente tudo sobre ele. Confira:

O que é Alavancagem Financeira?

Em muitos casos uma empresa possui uma boa estrutura, mas costuma recorrer ao capital externo para conseguir financiar a compra de ativos. Ou seja, ela está sempre buscando se capitalizar por meio de empréstimos, investimentos, debêntures, ações e outros meios para poder dar sequência para suas atividades.

Ou seja, estamos falando de uma estratégia que se baseia em usar recursos de terceiros para potencializar o próprio crescimento, para que no futuro seja possível manter a empresa funcionando perfeitamente ao mesmo tempo em que essa alavancagem é paga.

Porém, é importante deixar claro desde já que a alavancagem financeira precisa ser feita de modo controlado, pois caso contrário é muito provável que se torne cada vez mais difícil quitar todas as dívidas que a empresa possui em aberto.

O que é o GAF?

 

Agora que você já pôde entender um pouco melhor o que é a alavancagem, nós precisamos falar sobre o GAF, que é o assunto principal do nosso conteúdo.

GAF determina o Grau de Alavancagem Financeira de uma empresa, mostrando quais são os efeitos das variações que ocorreram antes dos juros e do imposto de renda no lucro. Isso serve para mostrar o quanto o capital externo está influenciando nos resultados financeiros de uma empresa.

Até porque, diferente do que muita gente pensa, nem sempre a entrada de capital externo irá trazer bons resultados, dependendo principalmente dos juros que serão pagos e também do retorno que esse capital trará.

Em termos gerais, pode-se dizer que quanto maior for o GAF maior é o endividamento de uma empresa e o risco financeiro que ela possui. Além disso, ele mostra claramente que para que uma empresa obtenha maiores ganhos será necessário também correr maiores riscos.

Para se descobrir o GAF de uma empresa é preciso ter acesso ao seu DRE (Demonstração do resultado do exercício), onde devem ser analisadas as seguintes informações:

  • LAJIR = Lucro antes dos juros e imposto de renda
  • LAIR = Lucro antes do imposto de renda

Uma vez que isso tenha sido feito, deve-se dividir o LAJIR do LAIR, para que assim possa ser encontrado o GAF da empresa.

Segundo os indicativos do GAF, temos que:

  • GAF = 1: alavancagem financeira é praticamente nula.
  • GAF > 1: alavancagem financeira boa para a empresa, pois o capital de terceiros está gerando mais retorno;
  • GAF < 1: alavancagem financeira é ruim para a empresa, pois está consumindo seu patrimônio.

No fim das contas, é necessário que o ROI desse capital de terceiros seja capaz de colocar a empresa em uma situação favorável.

Qual é a importância de conhecer o GAF de uma empresa?

 

Sem dúvida alguma, conhecer o GAF da sua empresa é muito importante para que ela se mantenha saudável financeiramente.

Porém, existem outros benefícios que estão diretamente ligados a essa métrica e que podem fazer a diferença em qualquer negócio. De fato, iremos mostrar quais são eles a seguir para que você possa compreender com mais clareza a importância do GAF em uma empresa:

É possível determinar se vale ou não a pena realizar a alavancagem financeira

Utilizando os cálculos a respeito do retorno que a operação de alavancagem pode gerar, você poderá definir com mais clareza se vale ou não a pena optar por esse caminho.

Ora, se for constatado que essa operação irá fazer com que o patrimônio líquido da empresa seja consumido, o melhor a se fazer é evitar essa operação de alavancagem financeira e procurar por outras alternativas.

Isto é, outros empréstimos, avaliação de outras propostas de investimentos e assim por diante. Afinal, de nada adianta conseguir se capitalizar momentaneamente se isso for levar a empresa a ter grandes perdas no futuro.

Auxilia na tomada de decisões

Em alguns casos é preciso efetuar o cálculo do GAF para que então a situação possa ser vista de uma maneira mais abrangente.

A partir dessa visão ampla você poderá definir o que pode ser realizado dentro da organização para que os prejuízos dessa alavancagem sejam diminuídos ao máximo. Isso pode significar um enxugamento dos custos, o aumento do preço final do produto, novas estratégias de marketing e assim por diante.

O que realmente importa aqui é que você terá a capacidade de pensar em todas essas possibilidades justamente por conta do GAF.

Permite que a saúde financeira da empresa seja avaliada e gerenciada

Em alguns casos os administradores de uma empresa utilizam a alavancagem financeira sem nem ao menos saber precisamente que estão fazendo isso. É comum que empréstimos sejam realizados ou que investidores sejam contatados sem levar em consideração o efeito que isso trará sobre o patrimônio líquido.

Uma vez que os cálculos relativos ao GAF sejam realizados o verdadeiro estado da empresa será exposto, de modo que a saúde financeira da empresa fique evidente.

Ao saber exatamente qual é essa situação, existem diversas ações que podem ser tomadas para mudar essa realidade e melhorar pouco a pouco a saúde financeira da empresa.

Porém, nada disso é possível sem que haja essa mensuração inicial. Até porque, não há como ganhar em um jogo no qual você não conhece as principais regras.

Justamente por isso é muito importante que você realize o cálculo do GAF sempre que for necessário, mantendo o Grau de Alavancagem Financeira da empresa sob controle.

Como funciona o Software SaaS do IndicadoresInteligentes?

O IndicadoresInteligentes é um software SaaS para acompanhamento de métricas, KPI’s de forma fácil. Através dos recursos disponíveis no software, é possível gerenciar os mais diversos Indicadores da sua empresa de forma online.

Controle o crescimento, acompanhe a evolução da sua empresa, tenha uma maior previsibilidade do seu negócio com os mais diversos indicadores. Conheça os diferenciais do nosso software:

  • Perfis de Acesso;
  • Gráficos com range de datas;
  • Importações de fácil manuseio;
  • API de fácil integração;
  • Dashboard de Vendas, Financeiro, Atendimento, Contábil e de Clientes;

FALE COM UM ESPECIALISTA

Ficou interessado em outros assuntos relacionados a Indicadores? Confira outros materiais em nosso blog.

Caso tenha alguma dificuldade nesse processo, fique a vontade para deixar o seu comentário aqui embaixo, de modo que possamos te auxiliar naquilo que for necessário. Até mais!