O que é Ebitda?

O termo Ebitda é muito utilizado dentro do campo empresarial, sendo muito importante para gestores e investidores de empresas por ser capaz de auxiliar no descobrimento do potencial de geração de caixa, além de determinar a evolução da produtividade da firma ao longo dos anos.

Sei que tudo isso pode parecer um pouquinho complicado, mas fique tranquilo. Entender e dominar este conceito é mais fácil do que parece. De qualquer modo, a seguir vamos abordar tudo sobre o Ebitda, de modo que você possa entendê-lo melhor e também aprenda a fazer os cálculos relacionados a ele. Confira:

O que é Ebitda

 

O Ebitda representa o Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Ou seja, ele serve para descobrir o quanto a empresa está faturando ao longo do exercício fiscal, de modo que passe a ser possível avaliar se ela está crescendo ou não.

Isso parece ser um pouco redundante quando analisado superficialmente, pois seria muito mais fácil avaliar os lucros gerais da organização, certo? Errado!

Graças ao Ebitda nós podemos ter acesso ao valor real que a empresa gerou no exercício, sem nenhum desconto ligado aos juros, impostos, depreciação e amortização. Se há um crescimento do Ebitda automaticamente fica claro que a empresa está conseguindo se tornar cada vez mais lucrativa.

Para que serve o Ebitda

Graças ao Ebitda passa a ser possível avaliar empresas e descobrir qual sua capacidade de geração de caixa, qual o seu aumento de eficiência e também o seu lucro. Claro, por si só o Ebitda não pode determinar completamente o estado de saúde financeira de uma empresa, mas pode ser grande auxílio.

Também é importante ressaltar que por oferecer uma visão mais ampla, essa métrica acaba sendo muito relevante para que a situação da empresa seja avaliada com mais clareza.

Como calcular o Ebitda?

 

Para realizar o cálculo do Ebitda é preciso descobrir qual é o lucro operacional que uma empresa possui. Para fazer isso é necessário diminuir os custos das mercadorias comercializadas e das despesas operacionais da receita líquida.

Uma vez que isso seja feito, será preciso retirar do lucro operacional os gastos com depreciação e amortização, para que assim possa se descobrir qual é o lucro que a empresa obteve com suas operações.

O Ebitda é confiável?

O Ebitda é um indicador muito confiável no mercado, pois consegue mostrar a tendência de lucros de forma clara e muito bem embasada.

Contudo, como sempre falamos aqui, não é possível utilizar o Ebitda para analisar as finanças da organização como um todo. É preciso se apoiar em outros indicadores para que a análise seja feita de forma mais precisa.

Vantagens de usar o Ebitda

Veja a seguir quais são as principais vantagens em se usar o Ebitda para avaliar a saúde financeira de uma empresa:

Ajuda a analisar a eficiência de um negócio

Em muitos casos a eficiência de um negócio acaba sendo desconhecida por conta da falta de dados que apontam precisamente onde o dinheiro entra e onde o dinheiro saí. Nesse tipo de situação, fica muito complicado determinar se a empresa está com uma boa saúde financeira ou não.

Porém, com a introdução do indicador do Ebitda a situação passa a mudar, pois torna-se possível analisar o lucro operacional de uma empresa sem contabilizar impostos, juros, depreciação e amortização.

Em outras palavras, a capacidade da empresa de fazer dinheiro fica exposta de forma nua e crua, o que ajuda muito a entender a real eficiência de um negócio.

Mostra a capacidade da empresa de crescer

O Ebitda também ajuda a apontar a capacidade que uma empresa tem de crescer ao longo do tempo, pois mede o seu lucro sem considerar o ambiente externo, que por muitas vezes pode distorcer a realidade enfrentada por aquele negócio.

Se uma empresa mantém o seu Ebitda constante ou até mesmo decrescente ao longo dos anos, a mensagem que ela está dando ao mercado e aos seus gestores é de que ela não está conseguindo crescer e fazer o seu lucro operacional ser maior, seja por problemas ligados a própria empresa ou até mesmo a aspectos macro.

Permite a comparação com outras empresas

Por meio do Ebitda nós conseguimos excluir completamente fatores externos, como os juros e impostos, assim como também podemos deixar de lado os custos com depreciação e amortização.

Dessa maneira passa a ser possível comparar o resultado financeiro de uma empresa com diversas outras do mesmo segmento, independente de onde elas estejam. Afinal, sem ter de se preocupar em contabilizar aspectos externos fica muito mais fácil fazer essa comparação.

Como melhorar esse indicador?

Para melhorar o Ebitda é necessário levar em conta que o indicador reflete uma situação muito geral dentro da estrutura da empresa. Isto é, não há como mudá-lo com ações pontuais, mas sim apenas com mudanças na própria estrutura da organização.

Como estamos falando do lucro operacional, é muito importante levar em conta que a base para aumentá-lo será sempre o aumento das receitas, o que naturalmente impõe a necessidade de se vender cada vez mais, com mais margem e com uma variedade maior de produtos.

A parte boa disso é que tal ação está totalmente sob o controle da empresa. Ou seja, ela só depende de si mesma para fazer com que isso possa acontecer.

Outro ponto importante para melhorar esse indicador é diminuir os custos que existem na operação da empresa. Isso não necessariamente precisa ser feito com o corte de salários, mas sim com decisões mais inteligentes.

Por exemplo, um maquinário mais moderno que custe mais, mas ao mesmo tempo produza mais peças de um determinado produto irá influenciar o Ebitda a longo prazo, sem dúvida alguma.

Se tanto a receita da empresa for aumentada quanto os custos forem diminuídos, o resultado final será um salto muito grande no Ebitda.

Como funciona o Software SaaS do IndicadoresInteligentes?

O IndicadoresInteligentes é um software SaaS para acompanhamento de métricas, KPI’s de forma fácil. Através dos recursos disponíveis no software, é possível gerenciar os mais diversos Indicadores da sua empresa de forma online.

Controle o crescimento, acompanhe a evolução da sua empresa, tenha uma maior previsibilidade do seu negócio com os mais diversos indicadores. Conheça os diferenciais do nosso software:

  • Perfis de Acesso;
  • Gráficos com range de datas;
  • Importações de fácil manuseio;
  • API de fácil integração;
  • Dashboard de Vendas, Financeiro, Atendimento, Contábil e de Clientes;

FALE COM UM ESPECIALISTA

Ficou interessado em outros assuntos relacionados a Indicadores? Confira outros materiais em nosso blog.

Uma vez que isso esteja claro, gostaríamos que você ficasse totalmente à vontade para deixar o seu comentário aqui, de modo que possamos te ajudar a tirar dúvidas e calcular o Ebitda com mais facilidade. Sempre estaremos a sua disposição!