Software de Cobrança Vs. Contratação Agência Cobrança

Os benefícios de uso de Software de Cobrança Vs. Contratação de Agência de Cobrança

Software de Cobrança são sistemas desenvolvidos para ajudar companhias a controlar as dívidas de seus clientes, a ajuda-las a cobrá-los. Estes programas são desenvolvidos para manter controle do Contas a Receber em aberto, pagamentos devidos, multas, penalidades e outras questões relacionadas à conta de devedores. Entretanto é melhor para uma empresa comprar e usar um software de cobrança ou contratar uma agência de cobrança é uma opção mais confiável?

 

Os Benefícios da aquisição de software de cobrança

Primeiramente, software de cobrança pode ajudar a mantê-lo organizado. Ao invés de pilhas de papéis no escritório ou várias planilhas de controle, a plataforma de cobrança pode consolidar toda a informação em um só lugar. Ao mesmo tempo, o software pode ser facilmente atualizado. Ao receber do devedor determinada quantia as informações são facilmente visualizadas na plataforma. Desta forma é possível rastrear as atividades de cada conta e do devedor. Você terá toda informação necessária, incluindo valores pagos e parcelas a vencer.

Outro ponto a ser considerado, o software de cobrança é uma ótima maneira de manter histórico das comunicações com os devedores. O software possui funcionalidades que permite registrar o dia e horário em que as cartas, e-mails e SMSs foram enviadas aos devedores – Em alguns casos, é possível até gravar partes de conversas telefônicas com os devedores. Caso o processo acabe na justiça, pode-se utilizar as informações armazenadas no software como provas que tentou manter correspondência com o devedor.

Por fim, o software normalmente é uma alternativa mais barata do que a contratação de agências de cobrança para rastrear seus devedores. Para pequenas empresas, a contratação de agências ou pessoas para executar a gestão de devedores pode ser extremamente custosa. Software de cobranças realmente pode ser uma alternativa mais barata.

 

Os Benefícios de contratação de uma agência de cobrança

Softwares são ferramentas que podem ser usadas para obter os recursos que lhe são devidos. Entretanto, são somente ferramentas. E a ferramenta é tão boa quanto a experiência que se tem com ela. Já com agências de cobrança, conhecimento e experiência são itens que devem vir com o serviço e normalmente supera os mais robustos programas. Possuir este conhecimento trabalhando para sua empresa aumenta a chance de recuperar-se parte, se não a totalidade, da quantia devida. Agências normalmente usam profissionais com técnicas e sistemas comprovados para efetuar a cobrança e otimizar o sucesso.

O principal benefício de se usar uma agência de cobrança ao invés de um software de cobrança está no fato de primeiro usar antes de pagar. Ao usar uma agência, está se terceirizando o processo de cobrança, permitindo que alguém busque agressivamente seus esforços de cobrança. Quando devedores são contatados por agências de cobrança, certa quantidade de medo é introduzida ao devedor. Sem medo, devedores podem ficar menos inclinados a responder e ainda menos preocupados com os riscos de não efetuar o pagamento do que te deve. A busca constante e agressiva de uma agência de cobrança oferece um interessante retorno ao investimento ao recuperar parte ou integralmente o valor a receber.

Outro ponto, quando a empresa de cobrança aborda o devedor, fica a sensação de que o credor “foi pra briga.”. e isso pode manchar a reputação da empresa, pois esse consumidor passa a ser um detrator da marca, falando mal dela para todo mundo, inclusive em redes sociais. Ou seja, o brasileiro em geral não gosta de ser cobrado, ainda que tenha sido ele quem não cumpriu uma obrigação contraída: pagar pelo que comprou!

Documentação é um fator importante. A agência de cobrança manterá registros de toda a correspondência e esforços de cobrança incluindo cartas, e-mails, telefonemas, e tentativas de cobranças em pessoa, documentando qualquer comentário feito pelo devedor e/ou qualquer quantia paga. Desta forma, agências de cobrança consolidam uma cronologia e auxiliam a montar um processo, caso se caminhe para os tribunais. Como mencionado anteriormente, softwares de cobrança manterá todas as informações, mas cabe a você manter o sistema atualizado.

O mais importante fator de todos: tempo. O software que é utilizado pode tornar o processo de cobrança mais fácil. O software monitora as contas devedores, e caso o devedor questione a dívida, é possível facilmente verificar as informações referente a este processo. Apesar de auxiliar com o rastreamento, documentação e coleta de dívidas, ainda é necessário tempo por parte da sua equipe para monitorar as atividades, incluir as informações no sistema, sem mencionar no tempo para aprender a mexer no software. Seu foco como dono do negócio deveria ser o negócio, trazer novos clientes e manter relacionamento com clientes existentes tem que ser prioridade. É necessário ponderar o seu tempo e decidir se seu negócio pode usar parte do seu tempo precioso efetuando sua própria cobrança ou se terceirizar esta atividade seria a melhor opção.

 

Então, qual é a solução, software de cobrança ou contratação de agência de cobrança?

No final, é necessário ver qual é a melhor alternativa para o seu negócio. A escolha entre software e agência é inteiramente sua decisão. Para qualquer uma das opções, não há garantia que recuperará o que lhe é devido. Com agência de cobrança normalmente há uma série de processos que seguem na busca da coleta das dívidas. Já com software, o processo a ser usado ficará a seu critério e de acordo com o perfil da sua empresa.

Caso seja um dono de negócio tentando recuperar contas em aberto, uma agência de cobrança com boa reputação pode ajudar. Entregar contas a uma agência pode parecer uma admissão de derrota para uns. Ao invés de adotar a atitude de derrotado de “Eu não consigo recuperar estas contas em aberto”, adote a atitude de que o processo de cobrança é um esforço de time, com sua empresa e a agência de cobrança trabalhando conjuntamente.